Olá gente, meu nome é Juan Sarmiento. Dez anos atrás, eu tinha pouco mais de 50 anos e eu era obeso. Minhas horas de lazer foram passadas no sofá, assistindo a televisão. Então eu comia 3 vezes ao dia. Como a maioria das pessoas da minha geração, eu tinha uma dieta baixa em gorduras e rica em carboidratos. Ela consistia principalmente de pão, batatas, arroz e macarrão. Pelo menos uma vez ao día, eu assaltava a despensa, principalmente à noite, durante comerciais na televisão. Então que comecei meu regime da URAD. Ou Uma Refeição ao Dia.
Comecei o regime sem período de adaptação. Por 21 dias consecutivos, comi 1 refeição ao dia até me adaptar a um novo estilo de vida. Sem saber, eu consegui fazer uma mudança metabólica. Como se fosse um interruptor de luz ou switch. Fazer o switch significa mudar dum metabolismo baseado em carboidratos, dependente da ingestão de alimentos, para um metabolismo baseado em lípidos, que usa a gordura corporal como fonte de energia.
Uma vez adaptado ao regime URAD, continuei con ele, dia após dia sem parar por 5 anos, até os 57 anos de edade. A fome incontrolável ficou no passado. Eu sei o que você está pensando:
A palavra “jejum” traz à mente imagens de Jesucristo no deserto por 40 dias e 40 noites sem comida. Você pensará que é impossível parar de comer duas refeições por dia e eliminar os lanches por completo. Seguramente você passou por dietas de baixas calorias e lembra como eram difíceis. Eles eram simplesmente insustentáveis. Quando você os abandonava, ganhava todo o peso perdido novamente.
Tenha certeza que a URAD não é como nenhuma dessas duas opções. No regime da URAD, você pode comer tudo o que desejar até saciar numa única refeição. Uma vez adaptado, você também vai deixar a fome no passado. Melhor ainda, uma vez adaptado à URAD, você sentirá mais energia do que nunca antes. Meu objetivo neste vídeo é lhe mostrar, com um simples experimento, que a URAD não é tão difícil quanto você pensa. Na verdade, você terá mais energia do que nunca e. Finalmente, você vai têr uma melhor forma física e saúde e até se sentirá jovem novamente.
Sua motivação deve ser uma vida de condicionamento físico e saúde, sem fome ou medo de se exercitar. Acredite em mim, porque eu também não gostava de exercícios e não conseguia controlar minha fome. No entanto, mudei minha vida, começando há 10 anos, aos 53 anos. Agora tenho 63 anos (na semana passada foi meu aniversário) e ainda estou magro, em boa forma física e cheio de energia.
O experimento é de 2 dias. Escolha um sábado e um domingo para não ter as distrações comuns do dia de trabalho. No primero día, ao acordar, tome o café da manhã como costuma fazer. Coma á vontade o que você normalmente comeria um sábado de manhã.
Aguarde a digestão e faça seu treinamento como faria normalmente. Anote o tempo, a distancia ou as repetições que você alcançou fazer. Essa é a base que o ajudará a avaliar seu desempenho nas próximas semanas. Então, espere até ficar com fome antes da próssima refeição. Quér dicer com muita fome mesmo. Tome nota do tempo e classifique sua fome de 1 a 10. Um significa que você gostaría dum pequeno lanche e 10 que você podería comer um cavalo. Então, e isso é crítico, antes de comer qualquer coisa, aguarde mais 30 minutos. Isso pode parecer difícil, mas você vai ficar muito surprendido.
Pela segunda vez, avalie sua fome de 1 ao 10. Pode ser mais ou menos que sua primeira pontuação. Após a segunda refeição, complete a digestão e faça uma caminhada ou faça sua rotina de exercícios regulares pela segunda vez. Faça tudo o que puder ou desejar. Não estamos tentando estabelecer um recorde, apenas queremos estabelecer uma marca do que podemos fazer após uma refeição.
No segundo día. Depois de se acordar e sem café da manhã, faça o seu treinamento habitual. Novamente, anote quanto tempo você treinou ou caminhou e quantas repetições ou metros você completou. Faça o seu melhor esforço, mas lembre-se de que este é apenas um ponto de partida. Escreva também como se sentiu durante o treinamento. Você sentiu que sua energia estava mais baixa ou mais alta do que durante o primeiro treinamento do primeiro dia?
Mais uma vez, espere até sentir fome, pronto para a sua próxima refeição. Pode ser café da manhã ou almoço. Anote o tempo e avalie sua fome novamente de 1 a 10. Mais uma vez, aguarde mais 30 minutos antes de comer. Pela segunda vez, escreva sua pontuação de 1 a 10. Pode ser mais ou menos do que nas 3 pontuações anteriores. Finalmente, coma até a saciedade.
Repita o feito no dia anterior, ou seja, espere até a digestão terminar e faça uma caminhada ou faça sua rotina de exercícios normales pela segunda vez. Vai ser difícil, mas é importante que você tente alcançar seu melhor desempenho. Isso vai le ajudar definir seu desempenho físico depois de comer.
Resultados. No primeiro dia, o desempenho do seu treinamento após o café da manhã será uma amostra do que você é capaz de fazer em sua atual condição física e dieta. Essa será a base que vai le ajudar a avaliar seu progresso nas próximas semanas e meses. Seu objetivo deve ser superar esse desempenho em resistência e intensidade.
Naturalmente, seu desempenho após o almoço não será muito bom. No entanto, você notará que isso não se deve à sua falta de esforço. Você verá que o seu corpo simplesmente não dá pra mais. Isso é natural porque todo mundo se sente fraco depois de comer. É devido à influência da hormônio de armazenamento de energia, ou insulina. Este é precisamente o problema. Comer três ou mais refeições nos mantém sobe a influência da insulina o dia enteiro.
No segundo dia, você notará um aumento no desempenho do seu treinamento. Isso ocorre porque o corpo utiliza a gordura corporal para obter energia durante o jejum. Essa é uma forma mais eficiente de energia para o treinamento físico. É precisamente a dependência da glicose para producir energia que nos faz sentir fome e fraqueza. Isso é porque o armazenamento de glicose como glicogênio é bastante limitado e facilmente esgotável. O segundo treino é difícil nos dois dias, devido aos altos níveis de insulina depois do almoço. Isso deve le convencer dos efeitos da insulina nos seus níveis de energia.
Falemos da Fome. Manter o jejum por mais 30 minutos, depois de estar pronto para comer, não aumentará sua fome. De fato, pode até reduzi-la. A fome não aumenta com a duração do seu jejum. A fome vai e vem em ondas quando se aproxima a hora de comer. Então desaparece até a próxima refeição.
Isto é devido á hormônio do apetite, Grelina, cujo efeito não é cumulativo, mas transitório.
Ao longo dos anos, minha atividade física foi se tornando cada vez mais difícil. Eu pensei que estava perdendo minha flexibilidade e minha resistência. Não sabia que o problema eram meus hábitos alimentares e que o regime da URAD ia me ajudar a obter uma boa forma física.
A explicação está na ciência.
A grelina é o hormônio do apetite. A Grelina atinge o máximo a 30 minutos antes de tomar nosso café da manhã, o nosso almoço ou o jantar. Mas também aumenta à noite, quando estamos dormindo. É óbvio que, se estamos dormindo, não sentimos a necessidade de comer, embora existam pessoas que comem pouco antes de ir a dormir.
Com 21 dias contínuos de URAD, a Grelina é maximizada apenas uma vez por dia. Mais só se você têr sua única refeição sempre ao mesmo tempo em cada um desses 21 dias. Se você chegar a esse ponto, não sentirá fome pelo resto do dia (ou noite). Essa é a minha experiência e deve ser sua. A fome se tornará uma coisa do passado para você também.
A insulina é o hormônio de armazenamento de energia. É secretada após cada refeição e move a glicose do sangue para as células. A insulina promove o armazenamento de energia na gordura corporal para uso posterior. Se comermos três refeições por dia, a insulina atinge seu maximo logo após o café da manhã, o almoço e o jantar. A insulina pode aumentar ainda mais se comermos 1 ou 2 lanches fora de nossas 3 refeições principais. Mas à noite, enquanto dormimos, a insulina atinge seus níveis mais baixos.
Uma vez adaptado à URAD. Começamos a usar nossa própria gordura corporal como energia. Isto é devido à redução dos níveis diários de insulina e à ativação do glucagon. Com a insulina em seus níveis mais baixos, nosso hormônio do crescimento começa a ter um impacto maior em nossos corpos. Finalmente, o hormônis do crescimento nos ajuda a obter um corpo magro e musculoso em qualquer idade.
O experimento descrito aqui fará com que você veja que seu corpo já possui as ferramentas para controlar a fome. Armado com esse conhecimento, você mudará permanentemente sua vida. Assim como eu fiz.
Sugiro que você inicie seu regime URAD hoje mesmo, mas se parece difícil, você pode começar gradualmente estendendo o tempo entre suas refeições. Trinta minutos são suficientes para diminuir seus níveis de grelina. Com o tempo, você se acostumará a uma refeição por dia, permanentemente.